Preciso ser pinup todo dia? / Do I need to wear pinup fashion everyday?


É um assunto polêmico pelo menos na comunidade pinup brasileira: pinup é só quem usa o estilo todo dia? Eu posso afirmar com muita certeza que não. Você não precisa ser a própria Ava Gardner dentro de casa, usar saia godê e anágua para ir ao mercado, nem fazer vintage waves todo dia antes de ir para o trabalho. Em pleno 2017, é muito difícil usar um look completo para todas as atividades do dia-a-dia. Não importa o quanto amamos a estética retrô e o quanto damos duro pra conseguir essas peças de roupa, o mundo contemporâneo não permite que nossa vida seja igual a de mulheres de setenta anos atrás - a não ser que você seja uma pessoa muito rica, patrocinada por vários estilistas que fazem seu guarda-roupa da maneira que desejar e com um emprego que a permita usar o que quiser, assim como a Dita Von Teese. E sei que não é o caso da grande maioria. São diversos fatores que impedem que você tire o top cruzado do armário diariamente: o uniforme de trabalho, o tempo, a maternidade, estudos. Com todas essas dificuldades, muitas deixam o estilo apenas para eventos, festas e concursos. Elas não são "menos pinup" que ninguém. Também gostaria de ressaltar que gostar e vestir outros estilos (seja punk, gótico, lolita, decora, whatever) não impede ninguém de usar estilos retrô e ser pinup.
At least in the Brazilian pinup community, this is a controversial topic: are you a pinup only if you wear vintage style everyday? I can assume that it is not true. You don't have to be Ava Gardner herself at home, wear circle skirts and petticoats to go grocery shopping or style vintage waves everyday before you go to your job. We're in 2017, it's really hard to wear a full outfit for every ordinary task. I doesn't matter how much we love the retro aesthetic or how hard it was to find all of those clothing pieces, the contemporary world doesn't allow any of us to live a life that women from 70 years ago lived - unless you're so damn rich, sponsored by many designers who make you clothes the way you want and a job that makes it possible to wear anything you desire, just like Dita Von Teese. I know that it's not the case for many. There are many reasons that block you from wearing that cute retro top everyday: your job's uniform, schedule, maternity, college. With all of those factors, many are only able to wear pinup fashion at conventions, parties and contests. They aren't "less of a pinup" than anyone. Also, I'd like to say that enjoying and wearing other styles (punk, gothic, lolita, whatever) don't make it impossible to wear retro styles and pinup. 


Recentemente, uma das pinups mais famosas do Instagram, a KirstieMyDear, postou a selfie acima para quebrar a ilusão que muito de seus seguidores tem: de que ela é glamourosa e impecável o tempo todo. "Eu passo 50% do meu tempo se não mais sem maquiagem e usando suéteres confortáveis, cabelo preso e vivendo dias não tão glamourosos", ela conta na postagem. As redes sociais ajudaram a aumentar a comunidade pinup, facilitou a aquisição de roupas e acessórios e espalhou informações, mas ao mesmo tempo, fez com que muitos esquecessem que postamos apenas nossas fotos de momentos de glamour, criando a ideia de que vivemos uma vida perfeita e regada à anáguas, pérolas e rosas no cabelo. Não julgo, pois eu também só posto fotos quando estou arrumada e feliz. Não é errado, o Instagram é um álbum de fotos virtual para relembrar seus melhores momentos. No entanto, é exatamente esse o ponto que foi esquecido.
Só porque a Kirstie e tantas outras postam fotos bonitas, não quer dizer que não precisamos deixar as roupas glamourosas aguardando por nós em algum lugar do armário. E, na maioria das vezes, não podemos simplesmente "apertar o botão do foda-se" (desculpe o palavreado) e ir de drag para o trabalho. Infelizmente, existe código de vestimenta em escritórios, estabelecimentos e escola. Ou só queremos descansar mesmo e assistir Netflix de pijama e cabelo despenteado. E lembrem-se: as mulheres da década de 40 e 50 só estavam sempre lindas porque era uma obrigação imposta pela sociedade e porque não tinham emprego nem estudo, viviam apenas para serem artificialmente perfeitas diante dos olhos do marido.
Recently, one of the most famous pinups from Instagram, KirstieMyDear, posted the selfie above to end with the belief of many of her followers: she's glamorous and flawless all the time. "I spend at least 50% if not more of my time with no makeup and in cozy sweatshirts, hair pulled up and living not so glamorous days.", she tells. Social network helps to expand the pinup community, made vintage shopping easier and spread information, but at the same time, we forgot that we only post photos of our glamorous moments, creating an illusion that we live a perfect life of petticoats, pearls and followers in the hair. I don't judge anyone though, since I also post photos of my happy and dolled-up moments. That's not wrong, Instagram is a virtual photo album to remind you of those wonderful times. However, that's the point everyone forgot about. 
Just because Kirstie and many other post beautiful pictures, it doesn't mean that we don't have to leave our glamorous clothes waiting for us at somewhere in the wardrobe. And, most times, we can't simply not give a fuck (sorry for swearing) and drag-queen yourself up to job. Unfortunately, there are dress codes at offices, establishments and schools. Or sometimes we just want to Netflix and chill in pajamas and messy bun. And remember: 40's and 50's women always looked pretty because it was an obligation set by society as they didn't work or study, lived only for being artificially perfect for their husbands.


Em relação a mim, eu raramente saio de casa senão para ir ao meu curso de pré-vestibular, que me obriga a usar uma camiseta de uniforme. Por não ser escola, eu posso usar saias e mais acessórios, mas meu meio de transporte é uma moto, logo, muita produção também está fora de questão. Claro que eu sou considerada "muito produzida" porque uso no mínimo um batom vermelho diariamente, bandanas ou scarves, e ás vezes vou de salto baixo, porém nem se compara a quando tenho a oportunidade de sair. Apostar em acessórios e penteados fáceis de fazer é uma boa opção para adicionar inspiração retrô ao seu dia-a-dia, como já falei sobre nesse post. Mas se ainda assim está fora de questão para você por algum motivo, está tudo bem. Você não tem a menor obrigação.
Talking about myself, I rarely leave home if not for my course, which I'm obligated to wear an uniform shirt. It's not a school, so I'm allowed to wear skirts and more accessories, but I drive to it in a motocycle, so "too much" is not possible. Of course, people always think I'm in full glamour because I wear at least red lipstick, bandanas or scarves daily, sometimes short heels too, but of couse I can't compare it to when I'm finally able to hang out. Wear accessories and easy hairstyles is a good choice to add that vintage touch to a daily basis, as I've said before in this post. But if it's still not a thing for you, that's okay. You don't have to.


Se a sua vida permite que você seja pinup diariamente e guarda-roupa suficientemente grande pra isso, que ótimo! Maravilhoso, de verdade! Mas parem de julgar e querer pressionar quem não pode. Espalhem mais empatia. 
E isso é tudo pessoal!
If your life allows you to be a pinup everyday and a large wardrobe for that, that's great! Wonderful, really! But stop judging those who can't. Spread love.
And that's all folks!

Comments

  1. 2017 e a galera acha que tem que ter um contrato de fidelidade com apenas um estilo?? Tenho lolita, dolly-kei,vintage, kawaii e muitos outros estilos no meu guarda-roupa, inclusive a calça jeans maisntream pq não sou obrigada a usar sempre o mesmo estilo. Minha criatividade não permite uma coisa dessas xD
    Nem minha pobreza, pq pegar onibus em horário de pico toda montada... não rola.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pior que acha! O mundo contemporâneo não permite divar todo dia, não tem jeito!

      Delete
  2. <3 mais amor, por favor ^^
    Excelente post, Amyh. Pessoalmente não consigo me identificar com apenas um estilo, e sempre fico brava quando alguém me diz q não sou X o suficiente pq tb gosto de Y.
    Keep up the great work, you are an inspiration.

    ReplyDelete
  3. Eu trabalho em escritório, mas a gente não tem um código de vestimenta definido. Aqui é bem casual (só não me venha nu, né?! hahaha), então eu estranho de vir um pouco mais produzida. Queria usar salto no dia a dia, mas metrô, ônibus e ruas de São Paulo não me permitem isso.
    Eu também ficaria produzida o dia todo se tivesse condições para. Como não, a gente só dá close quando necessário <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Andar de salto todo dia tendo que pegar ônibus e correr em rua esburacada é bem inviável mesmo! Então a gente guarda os closes pra quando dá <3

      Delete
  4. Eu amei o comparativo que você fez com mulheres dos anos 50! Realmente, dificilmente a gente consegue encaixar um estilo todo dia. Afinal aja roupa, né? Vejo que a maior parte das meninas começam a ir comprando as peças aos poucos, na adolescência ou fase adulta.

    Eu sou do time da Ichigo, apesar de amar retrô gosto de outros estilos que seguem a mesma então nem rola usar sempre a mesma coisa. Mas gosto muito de incorporar elementos clássicos e retrôs porque é algo que faz parte de mim, eu não preciso estar usando um vestidão godê, as vezes um colarzinho de pérola basta pra dar me dar esse feeling.

    ReplyDelete
    Replies
    1. *que seguem as mesmas referências. Oh céus, que falta faz um botão de editar!

      Delete
    2. Eu estou montando meu guarda-roupa retrô lentamente, mas montando, o que importa é isso!
      Eu também procuro usar várias coisas de pérola pra criar a atmosfera vintage, dá certo sempre <3

      Delete
  5. Ninguém tem obrigação de ser nada 100% do tempo.Quem tem que trabalhar, estudar, cuidar de casa etc nem sempre encontra tempo pra se montar.E como você mesma falou, tem muito emprego que exige uniforme ou possui código de vestimenta.Existe uma enorme diferença entre mulheres dos anos 40 e 50.As tarefas que mulheres hoje desempenham são múltiplas e o tempo é mais apertado.O modo de vida do século 21 é agitado e pede muitas vezes vestimentas práticas e rápidas de serem colocadas.Deus me livre e montar só pra pegar um trem lotado 7 horas da manhã.E é ilusão também achar que todas as mulheres dos anos 40 e 50 viviam impecáveis.

    http://blonde-venus.blogspot.com.br/

    ReplyDelete

Post a Comment

Em alta

Desmistificando o Tabu by Dana (1932)

Gyaru: morto ou underground?

Meus filmes vintage favoritos de todos os tempos / My all-time favorite vintage movies