Guia Pinup: Vocabulário

Message to my international little swans: This post in Portuguese only. I apologize, babies! But don't worry, posts with English translation will still happen! 


"Pin curl"? "Navy"? "Cheesecake"? Socorro!
Muitas iniciantes no estilo pinup tem dúvidas em relação à vários termos como os citados acima. Pensando nisso e, inspirada no post e vídeo da Ichigo do Sussurro do Ar sobre vocabulário de moda lolita, decidi compilar alguns termos do pinup e o que significam. Decidi fazer este post somente em português porque estrangeiros já são muito familiarizados com os termos. Se tiver dúvida em relação a algum termo que ouviu por aí e não tem no post, por favor deixe um comentário e irei atualizar o post ♥

♥ Sub-gêneros:



. Cheesecake: É o que procura ser mais clássico e fiel o possível às pinups originais, tanto em relação à roupas quanto à fotografia, baseado nas obras de Gil Elvgren e outros grandes pintores de pinups. Estampas frequentemente vistas no cheesecake são flores, bolinhas e cerejas. Jeans não é comum nesse sub-gênero.
. Old Hollywood / Classic Hollywood: Inspirado no glamour da era de ouro do cinema, é mais comum em ocasiões formais. Tem menos estampas que o cheesecake, procurando ser mais opulento. Também pode ser uma temática. 
. Rockabilly: Tem base no sub-gênero do rock e no popular movimento entre os jovens da década de 50. Vários elementos desse sub-gênero causam uma mistura entre o moderno e o antigo, sendo comuns calças jeans e estampas de caveira, xadrez, animais e listras, é um dos queridinhos de quem tem tatuagens e homens também podem ser adeptos. Há controvérsias de que para ser pinup você tem que ser rockabilly, o que é MENTIRA. 
 . Psychobilly: Baseado no Rockabilly, tem elementos horror como morcegos, monstros clássicos, caveiras e ossos. Também é um sub-gênero de rock. 
. Gothabilly: Semelhante ao Psychobilly, mas com muito mais influência gótica. Já vi looks que misturam detalhes vitorianos e retrô. 
. Burlesque: Não é exatamente um sub-gênero da moda pin-up, mas sim da fotografia (acho que é mais uma temática que sub-gênero). Não é necessário ser uma dançarina burlesca para fazer fotos com inspiração burlesca, muito menos para ser pinup. As obras do pintor Peter Driben, responsável pelas capas da revista Beauty Parade, contém várias pinups burlescas.

Está BEM resumido mesmo, se quiserem posso fazer um post só de sub-gêneros mais completo e com mais informações. Rockabilly (como um sub-gênero), psychobilly e gothabilly entram no neo pinup, que engloba recriações modernas do estilo.

♥ Cabelo & Maquiagem:


. Bettie bangs: Franja cortada de forma semelhante à da Bettie Page. Em cabelos sem franja, é possível simular usando uma técnica parecida com a de um victory roll.
. Victory roll: Penteados onde se prende mechas em formato de rolinho. A ideia é inspirada nos espirais que os aviões militares dos EUA formam no céu durante a segunda guerra mundial, sendo um penteado comum entre mulheres que trabalhavam em fábricas na época, pois evitavam que seus cabelos se prendessem nas máquinas e esbanjava patriotismo.
. Pin curl: Técnica de cachear os cabelos enrolando mechas molhadas e os prendendo, em formato semelhante ao de redemoinho, no couro cabeludo. Se dorme com as mechas presas, para então soltar e escovar no dia seguinte, formando vintage waves. É possível fazer com chapinha ou babyliss, mas não tem a mesma durabilidade.
. Vintage waves: Ondas que se formam após escovar cachos de pincurl, inspirado nos penteados das décadas de 40 e 50. No entanto, existem outros acessórios para fazer vintage waves, como hot rollers, bigudinho e bobs de esponja;
. Beehive: Coque grande, largo e bufante, similar a uma colmeia (daí o nome). Se tornou popular com a ajuda da Brigitte Bardot. 
. Cat eye: O famoso delineador gatinho.
. Cupid's bow: Em teoria, é aquela curva nos lábios superiores, mas na maquiagem vintage são lábios desenhados que exaltam tal curva, inspirados na década de 20 e 30 e em atrizes como Jean Harlow e Clara Bow.

♥ Temáticas:


. Navy: Inspirado na marinha norte-americana e nos marinheiros, branco, azul marinho, gola marinheiro e âncoras compõem o visual.
. Army: Semelhante ao Navy mas com exército, tendo tons militares de verde e roupas que imitam farda (particularmente, não é uma temática que eu acho muito legal para se usar no Brasil, considerando todo nosso histórico com ditadura militar, mas acho lindo em fotos. Tanto o navy quanto o army vêm das propagandas nacionalistas e patriotas estadunidenses durante a guerra).
. Tiki: A temática que é a cara do verão, inspirada no Havaí, praia e luau, tendo muitos hibiscos e cores vibrantes.
. Jungle: Há quem considere parte do Tiki, mas eu acho mais "selvagem". Com bastante estampa de onça e mais exposição de pele, a ideia é ser uma pinup que se perdeu na selva e abraçou o estilo de vida animal, inspirado nas famosas fotos da Bettie Page e filmes de aventura.

♥ Vestuário & acessórios:


. Scarf: Lenço normalmente feito de nylon que pode ser usado de diversas maneiras, seja no cabelo ou no pescoço (as meninas do gif do tópico acima estão usando scarf). Encontra-se em diversas cores.
. Petticoat: Anágua.
. Seamed stockings / Full-fashioned stockings: Meias de risca, podendo ter vários tipos de calcanhares, como pode ser visto aqui.
. Bangles: Pulseiras largas de acrílico.
. Circle skirt: Saia godê.
. Top cruzado: Top em que as alças se cruzam no colo, sustentando os seios e aumentando o decote. Um exemplo clássico é o que a Marilyn Monroe usa em sua primeira cena em "O Pecado Mora ao Lado".
. Romper ou playsuit: Macaquinhos.
. Peasant top: Top ou blusa com mangas bufantes, longas ou curtas (definitivamente é o que eu mais uso por ser muito versátil). Se você gosta de visual anos 70/boho/hippie, existem vários modelos nesse estilo (tecnicamente são modelagens diferentes, mas como os dois têm mangas bufantes, possuem o mesmo nome).
. High-waisted: Cintura alta.
. Bow blouse: Blusa em que a gola é um laço (estou LOUCA querendo uma assim, acho lindo demais em looks com inspiração nos anos 30 e Marlene Dietrich). 

♥ Retro vs Vintage:


A lenda diz que são sinônimos, mas não são.
. Vintage ou antique: Roupas, acessórios, objetos ou qualquer outro item que seja realmente antigo, podendo ser até mesmo dos anos 90. O que vale é ser de séculos anteriores. O termo antique pode ser usado para itens do século 20, mas é mais comum para o século 19.
. Retrô, vintage-inspired ou antique-inspired: Itens feitos neste século com inspiração em séculos anteriores, uma reprodução. Adoro mencionar a Bésame Cosmetics como um exemplo perfeito, pois eles reproduzem embalagens vintage incrivelmente bem. 


Outra coisa que queria mencionar, na internet e comunidade pinup você verá termos como bombshell, femme fatale e vixen. Todos esses se referem a uma mulher muito bonita, embora bombshell e vixen tenham outros significados fora da comunidade. Bombshell pode ser um corpo curvilíneo e vixen também pode ser ofensivo, significando uma mulher "chata, estressada e impaciente", então tome cuidado com essa palavra.

E isso é tudo pessoal! Eu espero de verdade ter ajudado quem é novo no meio, aconselho muuuita pesquisa, leitura e assistir filmes para se inspirar. Não se esqueça de pesquisar bastante sobre sub-gêneros, até porque como eu disse, está bem resumido aqui. Beijinhos e seja bem-vinda ao mundo retrô!
Outros posts úteis:

Comments

  1. Adorei o post e pude aprender algumas coisas! Os gifs escolhidos também são ótimos!
    Beijos de glitter!

    ReplyDelete
  2. Miga matéria incrível, amei os gifs beijos

    ReplyDelete
  3. Esse post é uma verdadeira utilidade pública, sempre vejo pessoas com dificuldades de entender essas vertentes dentro do estilo :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu fiz pensando em ser bem útil para iniciantes mesmo :D

      Delete
  4. Meu deus, que post maravilhoso! Se eu tivesse visto esse post há uns anos atrás teria me economizado muita pesquisa hahaha Ahhhh, e eu não sabia até hoje que pin curl era feito com cabelo molhado! Agora entendi porque o meu nunca deu certo........ HUHAHUAHU
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. O cabelo molda enquanto seca! Pra mim é uma alternativa mais fácil que babyliss porque meu cabelo é muito pesado e grosso!

      Delete
  5. Eu não sabia que tinha taaaaantos termos e que alguns que eu já tinha lido, fossem relacionados ao mundo pinup!
    Eu adoraria ser Old Hollywood! Mas acho que mais próximo que chego é de psychobilly xD
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu amo muito old hollywood, mas pro dia a dia não dá certo, é "over" demais! Só pra festa mesmo!

      Delete

Post a Comment

Em alta

Desmistificando o Tabu by Dana (1932)

Review: Coty Airspun

Entrevista com Andrea Kett / Interview with Andrea Kett