Filmes vintage e retrô para curtir no Carnaval

Vai ficar em casa nesse Carnaval? Nada de folia? Que tal maratonar filmes antiguinhos e retrô na Netflix?
Nota: Ao contrário da crença popular, vintage e retrô são termos com significados diferentes. Vintage se refere à algo legitimamente antigo e retrô é o contemporâneo inspirado no antigo.

Walt Disney nos Bastidores de Mary Poppins (2013)


Década onde é situado: 1960
Elenco principal: Emma Thompson e Tom Hanks
Direção: John Lee Hancock
Sinopse: No início dos anos 60, Walt Disney, conhece Pamela Travers, escritora e autora do livro Mary Poppins. Ele passou 20 anos tentando conseguir os direitos dos livros de Pamela para sua adaptação para o cinema, e quando Travers finalmente aceita, Disney descobre que o roteiro do filme será ditado conforme as vontades da autora. Simultaneamente à história de Disney e Pamela, é contada a história da infância de Pamela, seus problemas com o pai alcoólatra, Travers Goff, e o porquê da existência do personagem dos livros, Sr. Banks.
Inspirado em uma história real? Sim

O Discurso do Rei (2010)


Década onde é situado: 1930
Elenco principal: Colin Firth, Geoffrey Rush, Guy Pearce e Helena Bonham Carter
Direção: Tom Hooper
Sinopse: Desde os 4 anos, George é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth, o leva até Lionel Logue, um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David.
Inspirado em uma história real? Sim

O Sol é para Todos (1962)


Década onde é situado: 1930 (sim, é um filme vintage, mas se passa em outra década)
Elenco principal: Gregory Peck, Brock Peters e Mary Badham
Direção: Robert Mulligan
Sinopse: Jean Louise Finch recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.
Inspirado em uma história real? Não, mas sabemos que casos como mostrado neste filme acontecem bem frequentemente até hoje, infelizmente.

A Felicidade Não Se Compra (1946)


Elenco principal: James Stewart, Donna Reed e Lionel Barrymore
Direção: Frank Capra
Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey, que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter, o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence, um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
Inspirado em uma história real? Não 

Descalços no Parque (1967)


Elenco principal: Jane Fonda e Robert Redford
Direção: Gene Saks
Sinopse: Recém-casados, Paul e Corie tentam se ajustar à nova vida, desde seu pequeno apartamento no Greenwich Village. Paul é advogado e Corie, uma libertária romântica que não permite que nada perturbe sua felicidade. Eles entram em choque com um vizinho excêntrico, Victor Velasco, que Corie deseja ver casado com sua mãe, Ethel.Entre outros probleminhas, estão os quatro lances de escadas que Corie sobe e desce alegremente, mas que Paul odeia.
Inspirado em uma história real? Não
(Esse filme chega a ser diabético de tão doce! É originalmente uma peça da Broadway)

Abaixo o Amor (2003)


Década onde é situado: 1960
Elenco principal: Renée Zellweger, Ewan McGregor e Sarah Paulson
Direção: Peyton Reed
Sinopse: Barbara Novak é uma jovem escritora do interior dos Estados Unidos da América e que acabou de chegar à Nova Iorque da década de 1960. Autora do best-seller que dá nome ao filme, ela propõe liberação sexual e emocional às mulheres, fazendo com que, terminado o livro, elas possam deixar de lado o amor para aproveitar o sexo da maneira como homens o fazem: à la carte. Com isso, incomoda Catcher Block, notório jornalista e bon-vivant da cidade, e ele decide provar que Barbara, como todas as outras mulheres, na verdade anseia por amor, um casamento feliz, e filhos.
Inspirado em uma história real? Não
(Eu não tenho PALAVRAS pra explicar o quanto eu amo esse filme. Tive a sorte de descobrir ele no Corujão há alguns meses. É um verdadeiro revival dos filmes do meio da década de 60, tanto em narrativa como fotografia e direção de arte)

A Ilha do Medo (2010)


Década onde é situado: 1950
Elenco principal: Leonardo DiCaprio (quem eu mentalmente apelidei de príncipe dos filmes retrô), Mark Ruffalo e Ben Kingsley
Direção: Martin Scorsese
Sinopse: 1954. Teddy Daniels investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.
Inspirado em uma história real? Não
(Dica: se digitar o nome do Leo na barra de pesquisa da Netflix vocês vão encontrar vários outros filmes retrô!)

Bastardos Inglórios (2009)


Década onde é situado: 1940
Elenco principal: Brad Pitt, Mélanie Laurent e Christopher Waltz
Direção: Quentin Tarantino
Sinopse: 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa, o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.
Inspirado em uma história real? Mais ou menos, sim e não. Apesar da história apresentada no filme ser fictícia, todos nós sabemos que o nazismo foi real.

O Jogo da Imitação (2014)


Década onde é situado: 1940
Elenco principal: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley e Matthew Goode
Direção: Morten Tyldum
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke, sua grande incentivadora.
Inspirado em uma história real? Sim

Let There be Light (1946)


Esse aqui, na verdade, é um documentário que acompanha o tratamento e a recuperação dos soldados depois da guerra. Eu acho muito importante se informar sobre coisas desse tipo porque eles não eram só os homens que penduravam ilustrações do Gil Elvgren nas paredes dos navios. Mais do que isso, eram seres humanos sequelados pelos horrores da guerra. 

O Duplo (2013)


Década onde é situado: 1960
Elenco principal: Jesse Eisenberg e Mia Wasikowska
Direção: Richard Ayoade
Sinopse: Tímido, solitário, rejeitado pela mãe e desprezado pela amada, Hannah,Simon tem um choque ao conhecer seu novo colega de trabalho, de nome James. Fisicamente idênticos, os dois são opostos em termos de personalidade.
Inspirado em uma história real? Não

E isso é tudo, pessoal! Eu queria que esse post tivesse ficado enorme, mas a Netflix passou a tesoura em MUITOS filmes vintage no catálogo (não tem mais nada do Hitchcock, nem da Audrey Hepburn, filmes dos anos 30 muito menos). Filmes são uma ótima forma de estudar moda épica e encontrar inspiração para looks. Percebo muita falta de estudo na comunidade retrô; que tal mergulhar de cabeça nos estudos de moda enquanto se diverte? ♥
Séries que recomendo são Agent Carter, Mad Men, As Telefonistas, Miss Fisher's Murder Mysteries e The Crown

Quais filmes despertaram seu interesse? Quais você já viu? Quais você definitivamente verá durante o feriado? Me conta tudo! Beijinhos e bom Carnaval!

Comments

  1. Adorei as sugestões! Realmente senti falta de filmes antigos na netflix, precisa caçar bem pra achar uns bacanas.

    ReplyDelete
  2. Ótima lista só acho que deveria ter mais filmes Retrô e vintage sinto muita falta.

    ReplyDelete
  3. Preciso ver alguns da lista que ainda não vi: Let There be Light - adoro docs e filmes sobre IIWW. A Ilha do Medo, por causa do "Mr.Di" hehehe e o glicose nível diabético; Descalços no Parque, só para aumentar meus níveis de romantismo.
    Xoxo
    Cíntia

    ReplyDelete

Post a Comment

Em alta

Desmistificando o Tabu by Dana (1932)

Review: Coty Airspun

Limpando a pele com óleo de bebê / Skin cleansing with baby oil